sábado, 2 de março de 2019


PERIOCORONARITE


A pericoronarite é uma condição clínica comum definida como uma inflamação e/ou infecção dos tecidos periodontais que recobrem a superfície oclusal dos dentes erupcionados total ou parcialmente, afetando principalmente os terceiros molares inferiores.
Apresenta como sinais e sintomas mais comuns dor, eritema e edema local e regional, podendo ainda ocorrer febre, mal-estar, linfoadenomegalia, exsudato purulento, leucocitose e trismo. Com a piora desse quadro pode ocorrer uma disseminação da infecção para os espaços fasciais.
O diagnóstico desse quadro é eminentemente clínico e feito sem maiores dificuldades. Apesar disso, assim como as pulpites, os terceiros molares inclusos e/ou semi-inclusos podem causar dores orofaciais difusas, intensas e incomuns tornando-se um enigma diagnóstico, devendo ser sempre levado em consideração no diagnóstico diferencial.
Por esta razão, uma radiografia panorâmica deve sempre fazer parte dos exames complementares de pacientes com quadros de dor orofacial e a remoção desses dentes inclusos configura-se como um teste diagnóstico muito útil na solução de alguns desses casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário